segunda-feira, 17 de junho de 2013

Depressão: Silêncio mortal!!!


Falar de depressão não é fácil... 

Ser depressivo não é fácil...


Intolerância e preconceito são agravantes da doença!!!



Acredito que sou deprimida desde criança, mas sabe como é criança, né? Pra criança não tem tempo ruim, porque lá no fundo há uma esperança de que um dia tudo vai acabar. Pensava que com o tempo conquistaria meios de mudar o que me deixava triste e aí quando cresci e constatei que minha crença ficou num campo chamado ilusão! 
Olha, eu tentei e tento diariamente. Tem dias que tento mais, em outros menos e tem dias que quase chego lá, quase... 
Falta uma pitada de coragem, uma coisinha que definitivamente não tenho: Confiança!!! 
Tem gente que tem falta de vitaminas, de ferro, de cálcio... Tem gente que não tem um braço, uma perna e eu não tenho confiança! A afirmação parece absurda, né? Soa como heresia, mas, chocados a parte, é exatamente assim que acontece! 
Depressivos tem deficiência de fé e esta carência abre um buraco triste na vida. Tapar esse buraco é uma obsessão, porém sem fé, sem coragem, sem confiança, a gente cava, cava, cava, mas sempre do lado contrário e, assim, aumenta cada vez mais o precipício, o precipício da solidão!!! 
A solidão evidencia rótulos de "frescura" e "preguiça" que são colocados nas pessoas depressivas, porque a depressão não dá visibilidade, "não tá na cara", só no coração e ninguém, NINGUÉM sabe o que vai no coração alheio. 
Geralmente, quando o estado depressivo agrava, fugir é a primeira opção, porque enfrentar a desinformação, a incompreensão, a intolerância, o sarcasmo e a ironia é deveras doloroso. Basta "juntar a fome com a vontade de comer" e admitir que ninguém sabe como lidar com o mal do século e diante desta realidade estamos fadados a sucumbir...


Acabar com a depressão vai além do tratamento psiquiátrico e psicológico. Tratar a depressão exige uma revolução social e cultural e eliminar o exclusivismo que determina relações de um mundo exclusivo do "eu" e que impossibilita o mundo para "todos nós". É sair cada um do seu cantinho e deixar de cuidar só da sua vidinha para ajudar a tapar os buracos da indiferença, da desigualdade, da desumanidade que adoecem o mundo!
Estou em crise... Estou tentando encaixar a teoria na prática... Estou buscando ajuda, mas tentando entender como elas podem me ajudar...

A doença da alma se cura com amor... 
Mas o amor está em falta no mercado!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário